Rumores selvagens

IBFTO 18 de junho de 2014 0
Rumores selvagens

O que o homem não possui, em sua condição natural, é a vida espiritual – a espécie mais elevada e diferente de vida, existente em Deus.

Nós usamos a palavra vida para as duas [vidas]. Mas pensar que são a mesma coisa seria como achar que a “grandeza” do espaço fosse da mesma espécie que a “grandeza” de Deus. Na realidade, a diferença entre a vida biológica e a espiritual é tão importante que eu lhes darei dois nomes distintos.

A vida biológica que recebemos pela natureza, e que como todo o resto da natureza está sempre tendendo à decadência (de modo que possa ser preservado apenas por meio de subsídios constantes da própria natureza na forma de ar, água, comida etc.), eu chamo de Bios. A vida espiritual que se encontra em Deus desde toda a eternidade, e que fez todo o universo natural, dou o nome Zoe. Com certeza Bios tem certa semelhança longínqua e simbólica com Zoe – o mesmo tipo de semelhança que há entre uma foto e um lugar, ou entre uma estátua e uma pessoa. Uma pessoa que tenha passado do Bios para Zoe passou por uma mudança tão grande, quanto uma estátua que tivesse deixado de ser pedra esculpida para se tornar um ser humano real.

Retirado de Um Ano com C. S. Lewis, Editora Ultimato.

Deixe seu Comentário »