O testemunho de Estêvão

IBFTO 2 de junho de 2014 0
O testemunho de Estêvão

Esses homens começaram a discutir com Estêvão, mas não podiam resistir à sabedoria e ao Espírito com que ele falava. [Atos 6.9-10]

Estêvão foi um dos escolhidos para fazer parte do grupo dos Sete: Lucas declara que ele era um homem cheio do Espírito e de sabedoria, e também cheio de graça, poder e fé. No entanto, surpreendentemente, ele provocou alguma oposição por parte dos judeus, que o acusaram de falar “palavras blasfemas contra Moisés e contra Deus” (v. 11). Diante do Sinédrio, ele foi acusado de não parar de falar “contra este lugar santo e contra a Lei” (v. 13). Esta era uma acusação muito séria, pois o templo e a Lei eram os bens mais sagrados e preciosos para os judeus.

Alguns comentaristas fazem críticas ao discurso de Estêvão diante do Sinédrio por considerá-lo incompreensível, monótono, irrelevante ou até mesmo incoerente. Mas esta é uma avaliação superficial. Estêvão afirmou que os grandes personagens do Antigo Testamento nunca imaginaram que Deus pudesse habitar em edifícios feitos por mãos humanas. Estevão selecionou quatro épocas importantes, destacando quatro personagens principais, a fim de provar seu argumento. Primeiro Deus apareceu a Abraão, na Mesopotâmia idólatra. Depois esteve com José em uma prisão egípcia e bem mais tarde esteve com Moisés nas três fases de sua vida. Por fim, apesar de Davi e Salomão terem construído o templo, eles sabiam muito bem que o Altíssimo não habitava em templos. Assim, a argumentação de todo o seu discurso conduz à ideia de que Javé é um Deus peregrino. Nunca sabemos onde ele está. Ele está sempre em movimento, chamando seu povo para participar de novas aventuras, mas sempre permanecendo ao seu lado.

Quanto à lei (o segundo tópico de Estêvão), ele inverteu a situação, passando a acusar os que o acusavam. Eram eles que desrespeitavam a Lei, não ele. Aquele era um “povo rebelde, obstinado de coração e de ouvidos” (7.51), assim como seus antepassados. Eles resistiram ao Espírito Santo e rejeitaram o Messias de Deus.

Para saber mais: Atos 6.8-15

Retirado de A Bíblia Toda, o Ano Todo [John Stott]. Editora Ultimato.

Deixe seu Comentário »