O Senhor ressuscitou

IBFTO 21 de abril de 2014 0
O Senhor ressuscitou

“Senhor nosso Deus, quando estamos com medo, não permita que desesperemos. Quando estamos desapontados, não permitas que a amargura tome conta de nós. Quando nosso entendimento e nossa força se esgotarem, não nos deixe perecer! Que sempre sintamos a tua presença e o teu amor!” [Karl Barth, 1886-1968, teólogo suíço]

Meditação

“Ao cair da tarde daquele dia, o primeiro da semana, trancadas as portas da casa onde estavam os discípulos com medo dos judeus, veio Jesus, e pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco!” (Jo. 20:19).

Medo, confusão, insegurança, eram sentimentos que tomaram conta da vida dos discípulos de Jesus naquele longo final de semana. Os motivos da prisão, condenação e morte de Jesus eram políticos e os discíplulos, logicamente, suspeitos de conspiração. Seu líder agora estava morto, certamente eram também procurados e seu destino não seria diferente. A casa estava com as portas trancadas, qualquer ruído era suspeito. De repente, Jesus põe-se no meio deles com uma saudação inesperada e, ao mesmo tempo, redentora: “Paz seja convosco!”

Foi logo mostrando as mãos, o lado, as feridas, para não haver nenhuma dúvida. De repente a alegria estava de volta, o medo desaparece; abraços e conversas tomam conta daquilo que até então era silêncio e perplexidade. “Paz seja convosco!” é a saudação da ressurreição, é a palavra de Deus para os corações apreensivos, cansados, apavorados, perplexos. É o convite para a vida, para abrir as portas, destrancar as janelas, para cantar e sorrir. É o convite para a missão (“assim como o Pai me enviou, eu também vos envio”), para sair e contar as boas novas de que o projeto do reino continua, não foi sepultado, a morte não o venceu. Aleluia! O Senhor ressuscitou.

O que é que domina seu coração: A paz do Senhor que venceu a morte, ou as ansiedades e pressões que o mundo impõe sobre você?

Intercessão

Ore hoje para que a coragem da igreja diante dos desafios de sua missão seja fruto da presença do Senhor ressuscitado. Que a igreja entre no mundo e viva nele como o Senhor entrou e viveu.

Hino

Cristo já ressuscitou; Aleluia!
Sobre a morte triunfou; Aleluia!
Tudo consumado está; Aleluia!
Salvação de graça dá; Aleluia!

Sobre a cruz Jesus sofreu; Aleluia!
E por nós ali morreu; Aleluia!
Mas agora vivo está; Aleluia!
Para sempre reinará; Aleluia!

Gratos hinos hoje erguei; Aleluia!
A Jesus, o grande Rei; Aleluia!
Ele à morte quis baixar; Aleluia!
Pecadores resgatar; Aleluia!

Oração

Que bom saber que estás vivo. Meu coração encontrava-se apreensivo, cheio de medos e temores, mas tua presença invadiu minha alma, saudando-a com palavras de esperança, conforto e segurança. Tua paz tomou conta do meu ser, curou meus temores, libertou-me da solidão. Tu és o Cristo ressurreto cuja presença salva e redime. Aleluia, bendito sejas eternamente, Senhor meu e Deus meu. Amém.

Retirado de Para Celebrar a Páscoa – Meditação e Liturgia, Ricardo Barbosa. Editora Ultimato. Baixe o seu exemplar e espalhe essa boa notícia.

 

Deixe seu Comentário »