O sol que torna a brilhar

IBFTO 22 de março de 2014 0
O sol que torna a brilhar

Vocês têm ouvido a respeito da paciência de Jó e sabem como no final Deus o abençoou. (Tg 5.11a)

A palavra paciência em relação a Jó aparece duas vezes nas Escrituras. Enquanto Tiago chama a atenção dos leitores para a paciência de Jó, Eliú, o mais jovem dos consoladores, diz a ele: “Jó, tenha um pouco mais de paciência, pois ainda vou lhe mostrar que tenho outras coisas a dizer a favor de Deus” (Jó 36.2). É algo curioso: ele está pedindo ao homem mais paciente da História que seja paciente!

A não ser Ezequiel e Tiago, ninguém mais cita o nome de Jó em toda a Bíblia, fora do livro que leva o seu nome. O escritor da Carta aos Hebreus não o inclui na relação dos heróis da fé. Jesus também não o menciona. Tiago faz justiça a Jó. Se Abraão é exemplo de fé, Jó é exemplo de paciência.

Tiago deveria ter em mente aquela incrível declaração de fé do homem da terra de Uz: “Eu sei que o meu defensor vive; no fim, ele virá me defender aqui na terra” (Jó 19.25). Não é fácil esperar pelo fim do sofrimento, mas ele virá a seu tempo: o dia ensolarado depois da tempestade, a alegria depois da tristeza, a abundância depois da penúria, o ânimo depois do desânimo, a cura depois da enfermidade, a revelação depois da obscuridade, a ressurreição depois da morte, a glória depois da vergonha. “Não é possível ver o sol quando está escondido pelas nuvens”, Eliú vem em auxílio a Jó, “mas ele brilha de novo, depois que o vento passa e limpa o céu” (Jó 37.21). O patriarca, que perdeu todos os bens, todos os filhos, todo o prestígio e toda a saúde, ouviu o seu amigo mais ajuizado dizer-lhe: “Jó, pare um instante e escute; pense nas coisas maravilhosas que Deus fez” (Jó 37.14).

Centenas de anos depois, Tiago lembra a virada que Deus proporcionou a Jó: “Vocês sabem como no final Deus o abençoou”.

– Deus parece esconder-se por algum tempo, mas depois ele aparece como o sol depois da chuva!

Retirado de Refeições Diárias com os Discípulos. Editora Ultimato.

Deixe seu Comentário »