Olhos cheios de lágrimas

IBFTO 11 de março de 2014 0
Olhos cheios de lágrimas

Fiquem tristes, gritem e chorem. Mudem as suas risadas em choro e a sua alegria em tristeza. (Tg 4.9)

A alegria não é recomendada dentro de uma situação de pecado. Foi por isso que Davi escreveu: “Enquanto não confessei o meu pecado, eu me cansava, chorando o dia inteiro” (Sl 32.3). Depois de ter negado três vezes o Senhor, era inconcebível que Pedro saísse da casa do sumo sacerdote pulando de alegria. Ao ouvir o galo cantar, “Pedro saiu dali e chorou amargamente” (Lc 22.62).

Chorar quando deveria se alegrar é pecado. Alegrar-se quando se deveria chorar é pecado. A falta de vontade de alegrar-se precisa ser corrigida. A falta de vontade de chorar também precisa ser corrigida. O que o Eclesiastes ensina está certíssimo: “Tudo neste mundo tem o seu tempo… há tempo de ficar triste e tempo de se alegrar” (Ec 3.1, 4).

Tiago escreve “fiquem tristes” e Paulo escreve “tenham sempre alegria” (Fp 4.4). Isso não quer dizer que o primeiro era sombrio demais, e o segundo, eufórico demais.

Algo está muito errado quando não se chora. Quando o povo entendeu que todas as desgraças que vieram sobre ele na época da invasão babilônica eram por causa do pecado da nação, Jeremias disse: “Que elas [as mulheres pagas para chorar] venham depressa e cantem uma canção triste para nós para que os nossos olhos se encham de lágrimas e fiquem molhados de tanto chorar” (Jr 9.18). O choro pode preceder ou acompanhar um despertamento religioso de grandes proporções, como aconteceu na época de Esdras e Neemias (Ed 10.1).

O caminho da alegria constante passa pelo pranto. Choro significa contrição, arrependimento e confissão. No fundo mesmo, Tiago queria levar os irmãos à verdadeira alegria via tristeza!

– Alegria por ter chorado é uma experiência autêntica!

Retirado de Refeições Diárias com os Discípulos. Editora Ultimato.

Deixe seu Comentário »